83 3044 1000

João Pessoa

Olá, como você se chama?

Requisição de auxílio por incapacidade temporária sem perícia médica

Recentemente foi pulicada a Portaria Conjunta SEPRT/ME/INSS nº 32 de 31 de março de 2021, do Ministério da Economia/Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que autorizou a concessão de auxílio por incapacidade temporária apenas com apresentação do atestado médico, sem necessidade de perícia médica, cujo procedimento durará até o dia 31 de dezembro de 2021.

Para tanto, o segurado deverá comprovar sua incapacidade por meio da apresentação de atestados médicos, exames e outros documentos complementares que possam comprovar sua doença.

Registre-se que o benefício concedido nestas condições poderá ser concedido por até 90 dias, podendo o segurado fazer um novo requerimento administrativo após o término do prazo de concessão, acaso permaneça incapaz.

Excepcionalmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderá notificar o segurado sobre a necessidade de agendamento de exame médico pericial presencial quando exigido pela Perícia Médica Federal. Por fim, em caso de dúvidas de como realizar o requerimento administrativo como determinado pela portaria, consulte um advogado especializado em direito previdenciário para resguardar seu direito.

Posts Relacionados

Publicações

Servidor tem direito à licença para acompanhar cônjuge transferido

5 Maio 2021

Por Gracielle Viegas (Advogada Associada)

Publicações

Militar reformado e o direito ao auxílio-invalidez

3 Maio 2021

Por Nayane Ramalho (Advogada Associada)

Publicações

1º de maio - Dia do Trabalhador

1 Maio 2021

Nosso trabalho faz um mundo melhor

Publicações

Contribuição previdenciária de prestador de serviço à pessoa jurídica

30 Abril 2021

Por Jonathan Jordan (Advogado Associado)

Publicações

Novo programa emergencial de manutenção de emprego e renda

29 Abril 2021

Por Daniella Duarte (Advogada Associada)