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João Pessoa

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Como montar um plano de negócios para aumentar sua empresa

Importantes dicas de planejamento

Não existe outra forma de alcançar o sucesso de seus negócios, sem que se entregue a um refinado e meticuloso processo de planejamento. Assim, é importante conhecer um passo a passo para alcançar seu objetivo de crescimento e manutenção no mercado. 

Vale destacar que, de acordo com informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 25% das empresas abertas encerram suas atividades antes dos 2 anos de vida.

E a causa principal deste enorme índice de insucesso se deve especialmente à falta de planejamento, seja na fase inicial ou mesmo durante o seu funcionamento

Assim, trazemos aqui as mais importantes dicas de planejamento para garantir o crescimento e sustentabilidade ao seu empreendimento.

ENTENDA O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIO 

Vamos criar uma situação hipotética: você pretende fazer uma viagem pela Europa. Basta comprar as passagens e ir? Certamente não é assim. 

Há de se traçar um roteiro completo, com os pontos turísticos mais desejados, meios de locomoção, um bom hotel, câmbio de moeda no melhor momento. Assim, o melhor aproveitamento possível será alcançado.

Da mesma forma deve ser tratado seu empreendimento. Conhecer o mercado e suas necessidades, os seus objetivos e metas, suas estratégias comerciais e organizacionais, planos de marketing, disponibilidades financeiras, entre outras.

Quanto mais detalhado e completo seu plano de negócios, maiores e melhores são as suas chances de evitar erros e fortalecer seu gerenciamento, e conhecer, inclusive, sobre a real viabilidade de investimento na área escolhida.

QUAIS AS VANTAGENS DE ELABORAR SEU PLANO DE NEGÓCIOS? 

Como o próprio nome já diz, estamos a falar especificamente de “planejamento”. É a melhor maneira de se municiar para o enfrentamento de uma batalha, onde o adversário ainda é desconhecido.

Se até mesmo em nossas atividades diárias isso é importante, para a elaboração e desenvolvimento de um negócio passa a ser algo fundamental.

As vantagens são inúmeras:

  • Promover um aprofundamento sobre o negócio a ser iniciado
  • Decodificar cada passo a ser dado neste sentido
  • Elucidar sobre a possibilidade e viabilidade do negócio
  • Permitir as mais pontuais e corretas ações de marketing e propaganda
  • Conhecer os concorrentes
  • Identificar seus pontos fortes e fracos e trabalhá-los com correção
  • Corrigir eventuais erros de projeto
  • Minimizar e administrar riscos
  • Aumentar suas chances de sucesso

pé de uma criança
 

PRIMEIROS PASSOS NA MONTAGEM DO PLANO DE NEGÓCIOS 

A complexidade de seu plano de negócios será proporcionalmente grande, na medida em que o empreendimento também for de maior ou menor profundidade. Desta forma, não existe um padrão definido a ser seguido.

Seja para um novo empreendimento, ou para ampliação de seu negócio já em andamento, tenha em mente que o plano de negócios deve ser um documento redigido, onde se possa encontrar seus objetivos e os passos a serem dados, diminuindo riscos e incertezas e para que sejam identificados possíveis equívocos para corrigi-los preventivamente, antes de cometê-los no mercado. 

Entretanto, seja qual for o segmento escolhido, alguns pontos estratégicos devem ser observados e é necessário que sejam delineados com muita precisão, dentre eles:

  • Elaborar um histórico completo do projeto
  • Descrever qual será seu produto ou serviço
  • Estudar um panorama do mercado
  • Conhecer a concorrência
  • Planejar as ações comerciais e de marketing
  • Estabelecer suas metas
  • Estudar quem são seus clientes
  • Definir detalhadamente como será a operação
  • Saber qual será o tamanho do investimento
  • Projetar o retorno esperado
  • Mapear recursos humanos
  • Elencar as projeções financeiras

Todos estes detalhes devem estar muito bem descritos, para que nenhuma ou poucas situações sejam enfrentadas com soluções improvisadas, o que certamente não é desejável. 

Apresentamos agora, dentre os vários existentes, três métodos de análise para construção de seu plano de negócios: F.O.F.A; CANVAS e M.A.T

1- MATRIZ F.O.F.A.

Este é um dos métodos de análise e construção de seu “business plan”. O sugestivo nome deriva de um acróstico das palavras “FORÇA, OPORTUNIDADE, FRAQUEZA e AMEAÇA.

Neste modelo, as observações a serem feitas seguem estes quatro pilares:

→ FORÇA

São elementos internos de seu empreendimento, os pontos em que se deposita confiança no potencial de crescimento. Aquilo que se tem de melhor, que seja capaz de superar sua concorrência e estabelecer sua superioridade no mercado.

Conhecer sua força possibilita estabelecer seu poder de competitividade. Quanto mais forte, mais competitivo.

Algumas perguntas que podem ajudar na identificação de suas forças:

  • Qual minha melhor atividade?
  • Qual é meu melhor recurso?
  • O que tenho que meu concorrente não tem?
  • O que prende meu cliente?

→ OPORTUNIDADE 

São elementos externos de sua empresa. São as variações e novas oportunidades de mercado, os processos culturais e sociais, as complexas alterações econômicas regionais ou mundiais, tendências comportamentais, dentre outras.

Aqui é que são encontradas as lacunas a serem preenchidas por seu empreendimento, seja complementando seu negócio ou estabelecendo um projeto inédito. 

Algumas perguntas que podem ajudar na identificação das oportunidades:

  • Qual o ponto onde meu concorrente falha?
  • Existe alguma tecnologia inovadora surgindo?
  • Se sim, como eu poderia usá-la no negócio?

→ FRAQUEZA

Possivelmente seja a análise mais difícil a ser feita. Aqui se deve elencar elementos internos de seu negócio que estejam impedindo ou retardando seu crescimento. É necessário desvencilhar-se de qualquer vaidade para, a partir de muita franqueza, identificar suas fraquezas.

Algumas perguntas que podem ajudar na identificação das fraquezas:

  • Onde está o ponto de gargalo na minha produção?
  • Porque perdi meu cliente para o concorrente?
  • O que mais reclamam sobre minha empresa?
  • O que posso evitar?

→ AMEAÇA

Ameaças são fatores externos, que podem dificultar o bom desenvolvimento de seu negócio. Em geral são inevitáveis, mas absolutamente previsíveis. É fundamental estar atento às ameaças iminentes, para que se adote medidas para saná-las ou minimizá-las.

Algumas delas são:

  • Surgimento de novos concorrentes
  • Perda de mão de obra qualificada
  • Alterações de normas regulamentadoras ou legislação
  • Falsificação ou cópia de seu produto

2- CANVAS

Este é outro modelo de análise para seu “business plan”.  É uma ferramenta tão importante quanto a análise F.O.F.A, que se baseia em alguns pilares de estruturação para conhecimento e autoconhecimento de seu negócio.

Estes pilares são:

  • Proposta de valor
  • Segmento de clientes
  • Canais de atuação
  • Relacionamento
  • Atividade-chave
  • Principais recursos
  • Parcerias
  • Fontes de receitas
  • Estrutura de custos

3- M.A.T.

Modelo mais simplificado de análise, este foca especialmente os pequenos empreendimentos, para faturamentos de aproximadamente R$ 5 mil.

Com foco em três vertentes:

  • METAS
  • AÇÕES
  • TAREFAS

Celular escrito SEBRAE
 

FIQUE ATENTO

Existem muitas entidades dispostas a colaborar na montagem de seu plano de negócios. Dentre elas, o SEBRAE, que disponibiliza uma infinidade de ações que podem facilitar suas tarefas, organizar suas ações e direcionar suas escolhas.

Também é essencial aproximar-se das ferramentas de tecnologia da informação, para estar sempre aberto às novidades, lançamentos, tendências de mercado e de comportamento.

O mundo está em constante formação e transformação, e seu sucesso negocial está diretamente ligado à sua disponibilidade de conhecimento dos mercados, das pessoas e suas necessidades e possibilidades.

O empreendedorismo é a força motriz de uma sociedade mais próspera e justa, promovendo geração de emprego e melhor distribuição de renda.

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